Justificativa de Ponto Não Registrado

Através deste artigo eu vou lhe mostrar como resolver de forma simples os problemas de justificativas para marcações de ponto faltantes, ou seja, não registrados por algum motivo.

Quando levamos o controle de ponto de nossa empresa a sério, é comum acontecer de na hora de coletar as batidas, aparecer alguns espaços ou até mesmo mesmo dias em branco, não é verdade? E porque isso acontece? A falta da marcação de ponto, pode ser por vários motivos, mas entre eles temos os de maior ocorrência que são: esquecimento do funcionário, problema no relógio de ponto e ausência.

A questão do esquecimento acontece na maioria das vezes quando você está implementando o controle de ponto pela primeira vez na sua empresa e por ser a primeira vez, os funcionários não estão acostumados com a disciplina de ter que registrar seus horários de entradas e saídas ocasionando o esquecimento.

Em relação a falta de registro de ponto por problemas no equipamento, não se tem muito o que fazer. Verifique realmente se é problema no equipamento ou se é com determinada pessoa. Fique de olho nos espertinhos e acompanhe de perto.

Em caso de ausência, temos duas situações: uma sendo parcial, ou seja se ausentou durante um período do dia ou total na qual ficou ausente o dia inteiro. Em ambos os casos, entram os laçamentos de abonos para as ausências que posteriormente foram justificadas comprovando que de fato houve uma circunstância que força maior que impediu a presença do funcionário na empresa. Existem uma grande variedade de justificativas e entre a mais comuns estão: problemas de saúde(atestados médicos), emergência familiar, ou outros.

Mas fique atento, nem todas as justificativas são aceitas e existe um Artigo da CLT no qual define quais justificativas são válidas perante a lei. Quer saber quais Justificativas deverão ser aceitas por lei? Acesse esse artigo de nosso Blog e saiba agora: Faltas Justificadas.

Como resolver? Como fazer a justificativa de ponto não registrado? Vamos dar um exemplo no sistema que trabalhamos e que oferecemos a nossos clientes, o Ponto Secullum 4:

justificativa-ponto
Exemplo de Justificativa Ponto não Registrado

Na imagem acima, conforme indica a seta vermelha, o funcionário esqueceu de registrar a saída. Para corrigir, basta clicar duas vezes no campo em branco que está faltando, preencher o horário manualmente que no nosso caso foi preenchido como 20:00, apertar o botão Enter do teclado e logo depois descrever o motivo da inclusão manual na janela que vai abrir e finalizar clicando em Ok. Por ser uma inclusão manual, esta batida vai ficar sinalizado com uma exclamação vermelha confirme mostra a seta preta e posteriormente poderá ser emitido relatório de inclusões manuais para efeitos fiscais. Recomendamos não utiliza frequentemente esta opção, utilize poucas vezes, pois poderá ser mal interpretado caso ocorra uma fiscalização em sua empresa.

Vamos agora a uma exemplo de ausência por atestado na qual é necessário abonar as horas:

abono-justificado
Justificativa Integral com Abono

Nesta segunda imagem, foi lançado “Atestado” porque o funcionários faltou um dia inteiro e apresentou atestado médico. Basta clicar duas vezes nos campos em braco das colunas “Entrada 1” e “Saída 2”, dentre as justificativas pré-cadastradas, selecionar a correspondente e com isso o dia inteiro vai ficar marcado com esta justificativa. Só isso e acabou? Não, é necessário ajustar as horas, ou seja, abonar de fato. Basta seguir para a direita até a coluna “ajuste” e preencher o total de horas de deseja abonar. Em nosso foi o correspondente a uma carga diária de 09:00.

Caso esteja acontecendo muitas faltas de registro de ponto é sempre bom conversar com o funcionário em questão e caso seja necessário tomar medidas mais rigorosas, você pode trabalhar com advertências.

Bem, espero que tenham gostado de mais este artigo e caso tenha alguma dúvida basta enviar nos comentários.

Uma forte abraço!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.