Conheça os principais desafios do Home Office e saiba como superá-los!

Com a pandemia causada pelo novo Coronavírus, muitas pessoas precisaram se adaptar ao home office. No entanto, diferente do que muitas pessoas pensam, os desafios do home office são, muitas vezes, mais difíceis de driblar do que quando trabalha-se dentro de uma empresa.

Desafios do home office

Com os mais variados estímulos a todo momento, torna-se um verdadeiro desafio manter a atenção focada no trabalho. Quando está se trabalhando dentro de uma empresa, nossa mente está condicionada a pensar no trabalho e conseguir executá-lo com maior fluidez.

Porém, em casa, tudo se torna muito mais desafiador. O motivo é que, muitas vezes sem uma supervisão próxima e uma imagem de autoridade, é difícil manter o foco e persistir nas atividades que precisam ser desempenhadas.

Dessa maneira, o home office pode ser visto como sonho para uns, mas também como um pesadelo para outros. Logicamente, ele tem enormes benefícios. Tais vantagens, por exemplo, podem fazer com que seja perfeito trabalhar em casa, desde que o serviço seja executado da maneira correta. Entre os principais desafios do home office, encontram-se:

        Excesso de estímulos;

        Liberdade de horário;

        Ausência de uma imagem autoritária (chefe, gestor, etc);

        Falta de um lugar adequado para trabalhar.

1.     Excesso de estímulos

É fato que o excesso de estímulos é algo que atrapalha muitas pessoas. No ambiente de trabalho home office, estamos suscetíveis à aspectos que nos tiram a atenção a todo momento, tais como: criança chorando, cachorro latindo, barulho da máquina de roupa, entre outros.

2.     Liberdade de horário

A liberdade de horário pode ser algo maravilhoso, desde que o indivíduo tenha disciplina para aplicá-la. Porém, é preciso realmente manter o foco. Caso contrário, a liberdade de horário pode se tornar um dos principais aniquiladores de produtividade, agregando problemas ao colaborador.

3.     Ausência de uma imagem autoritária

Muitas pessoas tendem a diminuir o seu desempenho a partir do momento em que não há um chefe por perto. Isso é muito comum de ocorrer no home office e pode ser um dos maiores desafios do mesmo. Para não cair nesse erro, a dica é sempre esquecer que está sozinho em casa e focar no que deve ser feito.

4.     Falta de um lugar adequado para trabalhar

Esse é um dos principais problemas enfrentados por grande maioria dos profissionais. Dentre os desafios do home office, a ausência de um escritório pode ser prejudicial. Mesmo que existam empresas que ofereçam todo o material necessário, alguns funcionários se obrigam a trabalhar na sala de visitas, cozinha, quarto, etc.

Como resolver os maiores desafios do home office?

A boa notícia é que, fazendo as alterações necessárias, é possível driblar os maiores desafios do home office e, assim, conseguir focar e ter melhores resultados. De fato, isso pode ser difícil no início, mas é algo necessário para todos os profissionais que dependem de suas rendas fixas e querem manter seu comprometimento com a empresa e clientes.

1. Imponha privacidade

Mesmo que possa ser algo difícil em muitas residências, é indispensável tentar impor uma dose maior de privacidade. Isso é, sem dúvida, necessário para garantir a concentração e evitar perder tempo com coisas que não têm nada a ver com o trabalho desempenhado.

Além disso, também é uma forma de não deixar fatores externos interferirem na hora de estar atendendo a um cliente, por exemplo, ou estar em uma reunião de trabalho. Portanto, é indispensável deixar claro a todos que o momento é de trabalho.

2. Defina horários

Ainda que a liberdade de horários seja algo muito interessante, uma dica é sempre manter uma carga horária fixa, como se estivesse trabalhando na empresa. Dependendo da organização para a qual trabalha, a mesma irá impor que a carga horária seja cumprida normalmente.

Porém, caso essa não seja a situação, é preciso ter horário para começar, horário para fazer intervalos e horário para terminar. Para melhor exemplificar, algumas dicas são:

        Acorde antes para se organizar, tomar café e seguir a rotina pessoal normal;

        Dê início ao trabalho às 8h (exemplo);

        Pause ao meio dia para almoçar e volte às 13h;

        Encerre o expediente às 18h.

O mais indicado é que, após o expediente encerrado, somente volte para o local de trabalho e para as funções no outro dia. Dessa maneira, é possível ter mais organização, foco e separar a hora de trabalhar da hora do lazer.

3. Procure uma estrutura para trabalhar

Seja trabalhando como autônomo ou simplesmente trabalhando em casa para alguma empresa, é indispensável garantir que um local apropriado seja escolhido. Se possível, ele deve ser o mais isolado da casa e também o mais silencioso.

É indicado ter uma cadeira confortável, uma mesa na altura correta, papel, caneta e tudo aquilo que é necessário para o trabalho (e nada mais). Como dito anteriormente, existem empresas que fornecem a estrutura para o funcionário trabalhar home office. Porém, se esse não for o caso, é válido começar a pensar no assunto.

4. Espaço Coworking

Algumas pessoas se concentram de melhor forma a partir do momento em que estão próximas de pessoas que também estão trabalhando. Por isso, para evitar brigas com a família, divida um espaço profissional com pessoas que compartilhem atividades semelhantes.

Ou então, se mora em uma residência ou seu prédio não possui essa opção, uma boa dica é pedir para que todos façam silêncio ou produzam algo, já que isso pode incentivar a concentração de cada um. Se o caso é de estar com um companheiro que também faz home office, o coworking é bem mais fácil.

5. Evite distrações

Celular, televisão, tablet, redes sociais e qualquer outra distração deve ser evitada. O mais indicado é deixar para fazer isso nos horários de intervalo ou mesmo quando o expediente encerrar. Essa pode ser uma das partes mais difíceis de trabalhar dentro da modalidade home office.

Enfim

É fato que o trabalho home office oferece infinitos benefícios. No entanto, é algo que exige muita disciplina, foco e comprometimento por parte da pessoa, independente de ser um colaborador ou empreendedor. Para driblar os desafios do home office, coloque as dicas em prática e não desista no primeiro deslize!